quinta-feira, 3 de maio de 2012

o nado crawl


O estilo crawl é o mais veloz dos nados e a respiração pode ser sua maior dificuldade

Para nadar o CRAWL, convém que o iniciante:
   
1) Nade próximo à superfície da água, mantendo quadril e pernas alinhados aos ombros. Imagine que você tenta nadar por meio de um tubo estreito sem tocar seus lados. Uma boa maneira de iniciar o nado é colocar seu rosto na água e manter um constante batimento das pernas.

2) Procure efetuar uma pernada ligeira, certificando-se de movimentar por completo as pernas, para cima e para baixo. O movimento inicia no quadril e finaliza no pé, com joelhos e tornozelos relaxados. A flexão do joelho (joelho “dobrado”) é pequena e o peito do pé deve provocar certa agitação (respingos/ “splash”) na superfície da água, mas os pés devem ficar abaixo desta superfície.

3) Perceba que os braços são os grandes responsáveis pela propulsão neste estilo, onde um braço deve seguir o outro tanto através quanto sobre a superfície da água. Procure colocar a mão na água à frente da cabeça, mantendo o cotovelo levemente flexionado, fazendo com que dedos sejam os primeiros a gentilmente “cortar” a superfície da água (quanto menor for o “splash”, melhor!).

4) Aumente a velocidade na fase propulsiva (dentro d’água), flexionando o cotovelo e impulsionando a mão no sentido dos pés, desenhando um “S” (figura 1, a seguir), até que a mão alcance a parte superior da coxa, permitindo o início da fase de recuperação. Neste ponto, o cotovelo deve estar flexionado e a palma da mão deve permanecer voltada para trás, até que os dedos novamente adentrem a superfície da água.

5) Respire regularmente. O rosto deve ficar submerso, permitindo o surgimento de bolhas causadas pela expiração (pela boca e/ou pelo nariz), até você sentir necessidade de inspirar (sempre pela boca) novamente. Procure girar a cabeça lateralmente e de maneira suave para permitir a inspiração (como se a apoiasse num travesseiro, retirando metade do rosto da água) com possibilidade de “entortar” a boca ao inspirar para reduzir a chance de engolir água. Preferencialmente, execute a respiração bilateral (para ambos os lados), a cada ciclo e meio de braçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário