educativos

EDUCATIVOS DE CRAWL
Educativo: Crawl ao contrário1
Ficar na posição de crawl entretanto com a cabeça voltada para a borda e as pernas estiradas para trás. Manter as pernas sem bater totalmente esticadas e iniciar os movimentos aéreos de recuperação de braçada de crawl ao contrário. Na entrada da mão na água executar a puxada (na verdade o empurrão) com as costas da mão. Manter o corpo estirado o máximo possível. O exercício requer um pouco de paciência até desenvolver a técnica que na verdade é um nado de costas de cabeça para baixo. A respiração aqui pode ser feita tanto levantando a cabeça para frente como para o lado. O educativo é divertido e muito bem aceito por atletas de todos os níveis.
Crawl – Posição plana na água2
Um dos mais fáceis e simples educativos, mas eficiente e produtivo. Este educativo realmente faz o nadador entender e sentir a nova posição de nado para o estilo crawl, totalmente plana no alto da água. Educativo sugerido por Terry McLaughlin no Video Tottal Immersion confira na análise dos videos no Best Swimming.
O educativo começa com o nadador com os braços do lado do corpo, a cabeça plana no nível do corpo e voltada para baixo. O corpo precisa estar totalmente relaxado e somente executar o movimento de pernada.
A respiração pode ser lateral ou frontal, o mais importante é o nadador sentir a nova posição para o nado de crawl.
SAÍDAS – “Running Dive” 3
O educativo de correr e saltar é um dos melhores exercícios para o desenvolvimento de uma melhor posição de vôo e entrada n’água. O exercício além de ser bastante eficiente é divertido e tem boa aceitação em qualquer nível de atleta, desde as categorias menores até os atletas de alto nível. O mesmo serve para desenvolvimento das saídas de crawl, peito e borboleta.
O exercício “correr e saltar” ainda auxilia no desenvolvimento de confiança do atleta em executar o movimento aéreo sem medo, contribue no trabalho de impulsão e pode ser combinado com séries de velocidade de 12,5, 15 e 25 metros.
1 Fonte: http://www.bestswimming.com.br/conteudo.php?id=2318
2 Fonte: http://www.bestswimming.com.br/conteudo.php?id=2320
3 Fonte: http://www.bestswimming.com.br/conteudo.php?id=2321
A grande vantagem que você pode tirar do exercício “correr e saltar” é transportar para o seu corpo a impulsão de sua corrida, aumentando a potência do seu salto à frente.
A execução é bem simples:
1) Utilizar uma área da piscina aonde não tenha blocos ou qualquer objeto a frente.
2) Fazer o atleta se afastar 5 a 6 metros da borda, iniciar o movimento em corrida em direção a piscina.
3) Executar a saída combinada com boa impulsão aproveitando a corrida e fazendo a melhor posição possível no vôo e entrada na água.
4) Combinar o exercício “correr e saltar” com séries de velocidade de acordo com sua programação.
Sugestão para aplicação em seu programa:
1) Inicie apenas com a explicação do exercício.
2) Execute o mesmo de forma parcial e lenta.
3) Com o progresso do grupo vá aumentando a velocidade e a potência do salto.
4) Inicie a aplicação de séries combinadas com o exercício.
Sugestão de séries:
Série #1
8 x 12,5 p/t com “saltando e correndo”
Série #2
8 x 15 p/t com “saltando e correndo” em hipoxia
Ségie #3
8 x 25 p/t com “saltando e correndo” pares crawl, impares estilo
VIRADAS – Processo educativo
Este processo educativo específico para a virada de crawl pode ser aplicado tanto para o ensinamento da correta execução da virada ou mesmo para o aprimoramento dela com atletas de nível mais avançado. O exercício inicia com o básico até chegar a execução final da mesma.
A virada de crawl bem executada é aquela em que o nadador se aproxima da borda e inicia o giro sem alterar ou perder a sua velocidade. Faz o giro, toca a parede na posição de costas, deixa a borda de lado, executa o “streamline” na posição de lado e aos poucos vai retornando a posição ventral para o início de nado.
Tal movimento é bem assimilado ao final do processo educativo que é rápido, simples e muito fácil de ser assimilado. Acompanhe:
- Posicione os nadadores a uma distância de 5 a 7 metros da borda, na linha da bandeirola ou mais.
- A partir de agora eles passarão por vários níveis de execução. Repita cada nível até estar bem assimilado. Não passe para o nível seguinte enquanto não houver a total assimilação do mesmo pelo nadador.
Nível #1
Faça o nadador executar o nado de crawl se aproximando da parede, executar o giro o mais próximo da parede sem tocá-la, terminando o giro e ficando na posição de pé com o rosto o mais próximo da parede.
Tal movimento é simples mas precisa ser bem assimilado para que os nadadores entendam o quanto é importante executar o giro próximo da borda sem ter medo dela.
Nível #2
Faça o nadador executar o nado de crawl se aproximando da parede, executar o giro e sair na posição de costas em total streamline e permanecer neste deslize até o final.
O movimento irá dar ao nadador a idéia de entrar de frente, tocar a parede na posição de costas, sair dela na mesma posição e trabalhar o streamline no deslize.
Nível #3
Faça o nadador executar o nado de crawl se aproximando da parede, executar o giro tocando a mesma na posição de costas mas somente deixá-la na posição de lado. Executar o streamline de lado, deslizar até o final na mesma posição.
Não permitir ao nadador que gire o corpo para baixo na posição ventral, isso será o Nível #4, aqui é muito importante que o nadador saiba sair e permanecer na posição de lado da parede.
TODA SAÍDA DA PAREDE EM TODOS OS ESTILOS SÃO DE LADO ! (Alexandre Pussieldi)
Um detalhe interessante para o Nível #3 é que não pode haver um grande intervalo no toque da parede na posição de cotas e a saída da mesma na posição de lado. Esta habilidade é adquirida com a prática diária nos treinamentos.
Nível #4 FINAL
Faça o nadador executar o nado de crawl se aproximando da parede, executar o giro tocando a mesma na posição da costas, mas somente deixá-la na posição de lado, executar o streamline de lado e aos poucos ir girando o corpo para a posição ventral. Esta é a virada !
Este nível é a combinação de todos os outros processos que juntos levam a execução da virada. Não deixar de realizar todos os movimentos até chegar a saída final para o nado.
Comece todo o processo de forma lenta e graduativa. Vá aumentando a velocidade com a prática até chegar ao ponto ideal de execução. Pratique suas viradas em alta velocidade, SEMPRE !!!
Combinando Estilos4
Como é combinar estilos? Os educativos de combinação de estilos desenvolvem no atleta a capacidade de assimilação de técnica e desenvoltura na água. Inicialmente, os exercícios de combinação de estilo podem parecer estranhos e ate difíceis de serem executados, mas a combinação eh divertida e oferece aos nadadores de todos os níveis uma boa oportunidade de desenvolvimento de sensibilidade dos movimentos.
4 Fonte: http://www.bestswimming.com.br/conteudo.php?id=2323
Tais tipos de exercícios não podem ser aplicados com muita freqüência, especialmente porque podem vir a criar vícios nos nadadores já que a técnica aqui utilizada não será especificamente a técnica do nado propriamente dito.
Crawl
1) Executar braçada de crawl com pernada de peito.
2) Executar braçada de crawl com pernada de borboleta
Costas
1) Executar braçada de costas com pernada de peito
2) Executar braçada de costas com pernada de borboleta
Peito
1) Executar braçada de peito com pernada de crawl
2) Executar braçada de peito com pernada de borboleta
Borboleta
1) Executar braçada de borboleta com pernada de crawl
2) Executar braçada de borboleta com pernada de peito
Lembre-se
Exercícios educativos são para o desenvolvimento de técnica, não para a melhora de velocidade, assim faca os exercícios de forma lenta e gradual. A variação no seu trabalho vai atuar diretamente na motivação do seu atleta. Crie outras formas de educativos e aplique a seus nadadores.
                                                                                                                                                        Educativos para melhora do nado Costas

1.  Combinação Crawl/Costas
( Lenny Krayzelburg )
        O recordista mundial e campeão olímpico dos 100 e 200 costas apresentou o seu educativo preferido na Clinica Mundial da ASCA em 1999 na cidade de San Diego, Califórnia. Para trabalhar uma boa rotação de quadril, Lenny faz exercícios combinando o nado crawl e o costas em series, tipo 3 ciclos de crawl, com 3 de costas, subindo para 5 de cada um, 7, 9 e assim por diante. O exercício tanto sobe como desce, e a importância da combinação dos nados é a execução do giro do quadril que acontecera na troca do estilo.
       O exercício também pode ser combinado em ritmos, tipo na execução do nado crawl soltando, enquanto que no costas um pouco mais forte.
Você pode efetuar o exercício subindo o numero de braçadas, e depois descendo o numero de braçadas para uma melhor assimilação com a realidade. Usar números impares de braçadas para facilitar o movimento do giro e não só executar o giro para um lado, trabalhando os dois lados de forma igual.

2.  DESEDUCATIVOS!?!
( Por Coach Alex Pussieldi )
                Por essa você não esperava, talvez até não soubesse, mas existem alguns exercícios educativos que quando praticados em profusão e sem uma boa orientação podem ao invés de ajudar a corrigir podem prejudicar a técnica do nadador
Primeiro, precisamos definir o conceito do exercício educativo para natação. Muitos atletas e treinadores fazem confusão com relação isso e existem três situações que precisam estar bem determinadas para o completo conhecimento:
1. Educativo
2. Nado técnico
3. Nado completo
Educativo é o exercício executado dentro ou fora d’água que partilhando os movimentos ou combinando-os leva o nadador a desenvolver uma melhor performance técnica na água. 
Nado técnico é a atividade do nado sendo que executada com a maior perfeição técnica possível.
Nado completo é o nado propriamente dito utilizado pelo nadador nas séries normais ou competição.
Estes três conceitos precisam ser bem diferenciados, pois muitas vezes o atleta não consegue distinguir um do outro. Isso é bem observado quando os nadadores executam os exercícios educativos. Esta execução normalmente apenas “fazer por fazer”, em ritmo acelerado ou de forma despreocupada.
Na verdade, os exercícios educativos precisam ser feitos de forma lenta, progressiva e de maneira que sejam assimilados pelo corpo desenvolvendo a sensibilidade do nadador na água.
Uma boa dica para os treinadores é combinar séries de educativo com nado técnico, aí o atleta tem a oportunidade de vivenciar a execução de um exercício educativo partilhando seu estilo e com o nado mais perfeito possível. Esta combinação terá grandes efeitos na assimilação da técnica desenvolvida no educativo e passará a fazer parte do nado completo do nadador.
Não executar exercícios educativos de maneira rápida ou intensiva. Principalmente para nadadores em formação. E quando devemos aplicar os exercícios educativos?
No início do treino, após ou durante o aquecimento os educativos servem para o desenvolvimento da técnica. No final do treino, após uma série os educativos servem para sustentar a técnica do nado. Ou seja, trate de combinar as duas opções em seu trabalho.
E finalmente o que é DESEDUCATIVO?
Os deseducativos são os exercícios educativos realizados em profusão sem orientação ou controle técnico que acabam criando “vícios e defeitos” no nado do atleta ao contrário do objetivo inicial do trabalho.
Podemos citar alguns exercícios educativos que podem se tornar DESEDUCATIVOS:
Educativo - Costas com braçada dupla
Educativo antiqüíssimo que o nadador executa movimentando os dois braços juntos com o objetivo de melhorar a puxada na água.
Deseducativo  - Aplicado em profusão e sem combinar com o nado técnico ou estilo completo, o exercício diminui por completo o rolamento do quadril do nado fundamental para o costas.

3.  Ave César Duplo
                Educativo que forçará o nadador manter o corpo e principalmente o quadril alto e plano na água. Começa com o simples “Ave César” a Flexão do Ombro até a altura do ombro para cima. Logo em seguida, o nadador levanta o outro braço e os dois se encontram acima onde ficam por alguns segundos. O nadador baixa um braço e depois baixa o outro. Não existe a recuperação completa do braço do nadador nem tampouco a execução da braçada, o movimento é apenas levantar um braço, aguardar o outro, levantar o outro, e segurar os dois, baixar um, depois baixar o outro. Tais movimentos são de grande pressão na posição do nadador que terá de incrementar o trabalho de pernada e principalmente manter a posição do corpo alta na água

4.  Educativo: 7 / 3 / 7.
Particularmente um dos meus favoritos educativos. Educativo que faz o atleta compreender e executar o nado com grande execução na rotação do quadril. O atleta começa totalmente de lado com a cabeça para cima, um braço estendido para trás e outro ao lado do corpo. Com o corpo de lado executar 7 pernadas (é muito importante ter a cabeça voltada direto para cima), dar 3 braçadas e parar o corpo para o outro lado, um braço atrás da cabeça e o outro do lado do corpo, mais 7 pernadas, e repetir tudo outra vez.
O educativo faz com que o atleta exagere na rotação do quadril combinando com o giro de um lado para o outro quando executará as 7 pernadas.
O mesmo educativo também pode ser utilizado para crawl apenas variando a posição da cabeça, ou seja, ao invés de ser para cima, colocá-la voltada para baixo.

3.  Combinação
Como é combinar estilos? Os educativos de combinação de estilos desenvolvem no atleta a capacidade de assimilação de técnica e desenvoltura na água. Inicialmente, os exercícios de combinação de estilo podem parecer estranhos e ate difíceis de serem executados, mas a combinação é divertida e oferece aos nadadores de todos os níveis uma boa oportunidade de desenvolvimento de sensibilidade dos movimentos.
Tais tipos de exercícios não podem ser aplicados com muita freqüência, especialmente porque podem vir a criar vícios nos nadadores já que a técnica aqui utilizada não será especificamente a técnica do nado propriamente dito.
Costas
1) Executar braçada de costas com pernada de peito
2) Executar braçada de costas com pernada de borboleta

Lembre-se
Exercícios educativos são para o desenvolvimento de técnica, não para a melhora de velocidade, assim faca os exercícios de forma lenta e gradual. A variação no seu trabalho vai atuar diretamente na motivação do seu atleta. Crie outras formas de educativos e aplique a seus nadadores                                                                                                                                                                                                                             .

Educativos para melhora do nado Peito
1.  Nado submerso.
    Educativo que trabalha a sensibilidade e principalmente a percepção técnica do atleta na execução do nado de peito. Executar o nado de peito normal mas totalmente submerso. Não é simplesmente movimentar os braços e as pernas, mas o nado de peito normal, com um deslize ao final da braçada a frente assim como a subida e a descida do corpo n’água mas no fundo da piscina. O educativo faz o atleta descobrir o quanto é importante diminuir a resistência frontal.
   Como variantes, você pode executar o mesmo educativo de forma submersa mas com o corpo totalmente de lado, variando de lado ao final de cada piscina executada. Esta variação é de maior dificuldade de execução e requer habilidade do atleta para manter o mesmo movimento para ambos os lados.
2.  Estilo cruzado
Educativo favorito da nadadora Megan Quann (foto), grande sensação americana de 16 anos de idade que conquistou a medalha de ouro nos últimos Jogos Olímpicos em Sidney na prova dos 100 metros nado peito. O educativo faz com que o nadador execute uma braçada com o braço direito combinada com uma pernada com a perna esquerda e vice versa. Quando executar a braçada com o braço direito, o braço esquerdo ficará totalmente estendido e parado. O mesmo com relação a pernada, quando executar a perna esquerda sustentar a perna direita totalmente estirada e parada. O educativo trabalha qualidade de execução e principalmente coordenação do estilo.

3.  Combinação
Como é combinar estilos? Os educativos de combinação de estilos desenvolvem no atleta a capacidade de assimilação de técnica e desenvoltura na água. Inicialmente, os exercícios de combinação de estilo podem parecer estranhos e ate difíceis de serem executados, mas a combinação é divertida e oferece aos nadadores de todos os níveis uma boa oportunidade de desenvolvimento de sensibilidade dos movimentos.
Tais tipos de exercícios não podem ser aplicados com muita freqüência, especialmente porque podem vir a criar vícios nos nadadores já que a técnica aqui utilizada não será especificamente a técnica do nado propriamente dito.
Crawl
* Executar braçada de crawl com pernada de peito.
* Executar braçada de peito com pernada de crawl
Costas
* Executar braçada de costas com pernada de peito
Borboleta
* Executar braçada de borboleta com pernada de peito
* Executar braçada de peito com pernada de borboleta 
Lembre-se
Exercícios educativos são para o desenvolvimento de técnica, não para a melhora de velocidade, assim faca os exercícios de forma lenta e gradual. A variação no seu trabalho vai atuar diretamente na motivação do seu atleta. Crie outras formas de educativos e aplique a seus nadadores.
4.  Tempo de estilo (Ernie Maglischo)
Um dos maiores estudiosos da natação competitiva mundial, o treinador americano Ernie Maglischo está aposentado. Mas nem por isso continua a contribuir e muito para o desenvolvimento da técnica de natação. Este educativo foi apresentado pelo mesmo quando esteve em São Luis do Maranhão no ano de 1999 durante a Clinica Duvel Internacional de Natação. O tempo de estilo de peito é trabalhado com os nadadores de peito executando o nado completo com a piscina no paralelo. Ou seja, cruzando as raias, executando uma ação de braçada e uma de pernada a cada raia. Assim o nadador, terá de trabalhar na potencia do nado ser suficiente para cobrir os 2,5 metros de extensão de cada raia, trabalhar o streamline suficiente para ao final da braçada e pernada cruzar a linha da raia na fase submersa, aumentando tanto a potencia da ação como eliminando a forma de resistência frontal.
Educativos para melhora do nado Borboleta

1. Biondi Drill
Este era o educativo favorito de Matt Biondi, nadador americano, campeão olímpico de 1988. O movimento começa com o corpo totalmente estendido à frente, os dois braços esticados e executando apenas a pernada de borboleta. O atleta após executar de 2 a 4 pernadas executa a fase submersa da braçada de borboleta finalizando bem ao final da extensão de seus braços. A recuperação não será aérea, os braços vão retornar a frente como na recuperação do nado peito. O atleta mantém os braços estirados à frente e volta aos movimentos de pernada.
Grande educativo para atletas que tem problema na finalização da braçada de borboleta ou falta de potência na ação da braçada. Educativo de moderada dificuldade inicial mas quando o atleta pegar o “jeito” ficará bem fácil de ser executado.

2. Peito/Borboleta
O educativo é a uma grande forma de fazer jovens atletas ou mesmo atletas masters com dificuldade de execução do nado ou mesmo de coordenação para o nado borboleta. O educativo começa combinando um estilo completo (braçada e pernada) de borboleta, com um estilo completo do nado peito. A combinação começa um para um, sobe dois para um, três para um, e assim por diante. Caso o atleta tenha muita dificuldade em executar o nado borboleta, a proporção pode ascender apenas no nado peito, tipo 1x1, 1 x 2 , 1 x 3, e assim por diante. O objetivo principal do educativo é fazer com que o atleta perca o medo de executar o nado borboleta, faça ele em grande qualidade de execução e de forma variada.

3.  Borboleta vertical (Jenny Thompson)
Jenny Thompson é uma das nadadoras Americanas mais admiráveis.
Integrante da Seleção Nacional desde os 13 anos de idade (1987), Jenny ficou por vários anos sem melhorar os seus tempos, mas sempre dedicada encontrou na técnica de nado e na mudança do estilo o segredo para encontrar o rumo da performance ate chegar o recorde mundial. Um dos educativos de Jenny é o Borboleta vertical, ou seja, a nadadora vai para a piscina na parte mais profunda e executa a braçada do nado na forma vertical e submersa, sendo a recuperação na parte de fora d´agua. Ao final da recuperação, a nadadora deixa o corpo afundar ate quase tocar o fundo da piscina e executar de novo a ação da puxada.
O exercício é de grande utilidade principalmente na questão de sensibilidade e desenvolvimento do padrão de nado

4.  EDUCATIVOS DE BORBOLETA (RICHARD QUICK)
            Educativos apresentados por Richard Quick na Clínica Summer Recreational Coaching Clinic em Orinda, Califórnia, em junho de 2002.
01)  Ondulação do corpo com snorkel
Mãos ao lado do corpo, trabalhar na ondulação do corpo sem utilizar a pernada propriamente dita, é um movimento mais natural que vem desde a cabeça por toda a extensão do corpo.
02)  Ondulação do corpo sem snorkel
Mãos ao lado do corpo, executar o mesmo movimento do #1 e sentir o corpo de uma forma geral participar do movimento ondulatório.
03)  Posição de streamline ondulação e snorkel
Na posição de completo streamline, trabalhar na ondulação do corpo sem o uso da pernada.
04)  Posição de streamline ondulação sem snorkel
Mesmo #3 sem a utilização do snorkel.
05)  Educativo do anjo
Nadar flutua na superfície na posição de completo streamline. Abrir levemente as mãos e braços como “anjos” ainda na superfície, retornando as mãos para a posição de streamline após abrir levemente para os lados numa forma de palmateio.
06)  Braçada de borboleta com recuperação submersa com snorkel
Começar na posição de streamline, executar o início da puxada de borboleta até o final sendo que ao invés de recuperar de forma aérea, fazê-la de forma submersa sem qualquer movimento de pernada.
07)  Braçada de borboleta com recuperação submersa sem snorkel
Como no #6, sendo que sem snorkel. Executar 2 a 4 braçadas sem respirar. Quando executar a respiração, fazer o movimento das mãos em palmateio na frente retornar para a posição de streamline para a próxima puxada.
08)  Braçada de borboleta com recuperação submersa com respiração
Começar na posição de streamline, executar a puxada até chegar logo abaixo do queixo quando a respiração deve ser executada. Esta respiração deve ser executada visualizando ligeiramente para baixo evitando o para frente e cima.
09)  Borboleta nadado com snorkel
Executar o nado de borboleta iniciando a recuperação com os dedos mínimos e as mãos para cima, MANTER O CORPO AO NÍVEL DA ÁGUA EXTIRADO.
10)  Palmateio
Mãos executando palmateio a frente enquando o corpo está ondulando (não executando pernada). Combinar a transição do palmateio para a ondulação projetando o corpo para a frente.
11)  Borboleta com um braço, respiração lateral
Executar a braçada com um braço lateralmente, fazendo a recuperação aérea estirada. Enfatizar distância por ciclo, tentar jogar o braço o mais longe possível a frente e respirar para o lado da execução da braçada. Este educativo ajuda o desenvolvimento de uma recuperação mais rápida.
12)  Borboleta com pullbuoy
Enfatizar recuperação mais rápida e força a frente do nado. Respirar a cada 2 ou 3 ciclos. Pegar ar quando as mãos estiverem ao nível do queixo.
13)  3 direita, 3 esquerda, 3 ciclos completos
Executar o educativo e respirar somente a cada 3 ciclos.
14)  3 ciclos, 5 educativos
Executar 3 ciclos normais de borboleta enfatizando a distância por ciclo e combinar com 5 pernadas de borboleta sem respiração.
15)  Nadar borboleta respirando a cada ciclo
Quando o nado cai de produção a tendência é o nadador respirar a cada ciclo e ele sente que não está respirando nada. Aqui no educativo ele executa o nado respirando a cada ciclo e visualizar para baixo durante a respiração.
16)  Braçada de borboleta com pernada de crawl
Este educativo ajuda a desenvolver aceleração durante a recuperação.

5.  Melhorando o borboleta na base
(Russell Mark)
É muito comum entre os nadadores mais jovens problemas com o nado borboleta. Problemas como coordenação do nado, respiração fora do tempo, movimentos altos e demorados da cabeça, dificuldade na recuperação aérea dos braços, enfim é só você assistir o treinamento da sua equipe mirim e petiz e você irá verificar isso com muita freqüência.
A grande tendência dos nadadores das categorias menores ao executar o nado borboleta é levantar a cabeça e a parte superior do corpo de forma antecipada, ou seja, antes do momento exato o que acaba causando um movimento exagerado na posição da cabeça para cima ocasionando um movimento do corpo para baixo aumentando a resistência frontal. Daí a dificuldade para a ação da recuperação aérea dos braços fica ainda mais dificultada.
A grande chave para o nado borboleta moderno é pensar na movimentação do corpo para a frente. Empurre o seu queixo na respiração para a frente na hora de respirar, controle o movimento do seu pescoço na ação da subida da cabeça alta suficiente apenas permitindo a respiração. O nado borboleta moderno é mais plano.
Encontrar o tempo exato da ação da respiração coordenada com os movimentos de braçada e pernada irá ajudar e muito no nado em geral. Uma pernada potente e uma finalização apropriada também irá facilitar e muito a ação da recuperação dos braços.
Um ponto bastante executado nas categorias inferiores nos Estados Unidos é ensinar os jovens nadadores a utilizar o corpo todo na ação da ondulação e não somente braços + pernada. O educativo veio a tona no trabalho desenvolvido por Bill Boomer com Jenny Thompson ensinando a tirar proveito do corpo como um todo e não somente no nado tradicional de borboleta.
O educativo começa com o atleta executando uma distância curta (não mais do que 25 metros) utilizando um movimento bem lento, suave e que começa na cabeça, passando por pescoço, peito, barriga, quadril, coxa, perna e pé, sendo que os braços ao lado do corpo. A idéia é fazer o seu nadador fazer a transição da movimentação da ondulação em todo o corpo e não somente do quadril para baixo, que é o que normalmente acontece.
Não deixe os seus nadadores se "entusiasmarem" com a facilidade do educativo, faça-os executar o movimento de forma bem lenta e gradual, levando as vezes até minutos para um simples 25 metros. A intenção é fazer sentir o corpo de forma gradual e progressiva em toda a ondulação do nado. Importante destacar que não se pode bater perna ao final do educativo, isso será um passo seguinte.
Quando o seu nadador dominar com facilidade o movimento de uma forma geral então você pode autorizar a execução de uma ação de pernada ao final do movimento como um todo. Este movimento de pernada deve ser progressivo também, ou seja, começando bem suave até atingir padrões normais do nado.
A seqüência disso será chegar ao nado completo mas sempre levando a idéia da utilização do corpo como um todo na ação da ondulação. O educativo e a progressão é muito boa e pode ser utilizado para qualquer nadador de qualquer idade ou nível. O mais importante o resultado é garantido!!!
Boas Ondulações!!!

Um comentário: